Com frequência, ouvimos falar sobre autoestima, dentre vários outros assuntos relacionados a pré-adolescentes e adolescentes. Pois é sobre assunto que eu quero conversar com você. Mas antes disso, é preciso que você saiba o que é autoestima.
Sempre considerei complexo conceituar autoestima. Vejo várias definições em livros e penso se de fato existe uma única percepção ou definição de autoestima. De modo simples e objetivo, chego ao seguinte conceito: Autoestima é o sentimento de admiração de si mesmo.
Além da admiração de si mesmo, a autoestima também pode envolver o julgamento que a pessoa faz de si mesma, seu amor próprio, sua autoconfiança, seu autorrespeito e a aceitação que tem de si própria.
A autoestima está relacionada à sensação de confiança e adequação, ao sentimento de se sentir competente e merecedor da confiança das outras pessoas.
É muito comum, hoje, confundir autoestima com beleza padronizada! Se estou no padrão da mídia, então tenho razões para ter minha autoestima elevada. Mas esse é um tremendo engano!
Você tem sua autoestima elevada?
Razões para você ter sua autoestima elevada: 1- Você é uma obra prima. Deus criou toda humanidade, inclusive você.
2- Você é admirável. Deus fez você com muitos detalhes.
3- Você é precioso para Deus. Tanto é que Ele cuida de você em todos os momentos da sua vida. Você não está só.
4- Você é muito amado por Deus. Seu amor por você é tão grande, que Ele mandou seu Filho ao mundo para morrer na cruz para que você pudesse ser salvo.
5- Você conta com a força do Senhor.
O padrão da Bíblia deixa bem claro o valor que você tem. Agora que você já o conhece, pode viver de bem com a vida, entendendo que foi criado por Deus com características próprias, que a tornam único e especial para Deus e para as pessoas que a cercam.

Nenhum comentário:
Postar um comentário