quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Lagartas leiteiras

Você já ouviu falar das lagartas leiteiras? Não? Então vou lhe contar.
Essas pequeninas criaturas vivem nos pinheirais do Sul do México. São as larvas de uma borboleta rara.
Quem zela por essas larvas são as formigas carpinteiras, que vivem em formigueiros parecidos com túneis. Elas se chamam carpinteiras porque constroem seus formigueiros no tronco das árvores.
Durante o dia, as formigas carpinteiras guardam as lagartas leiteiras em buraquinhos, que têm  inclusive portas feitas de barro. Cada lagarta é vigiada por várias formigas. Mas quando o sol se põe, as formigas abrem as portas e descem das árvores. Voltam em seguida, trazendo pequenos galhos de mato, que é onde as lagartas gostam de comer. Lá em cima, as formigas examinam cuidadosamente cada raminho e cada folha do arbusto. É pra ver se não há bichinhos, que são inimigos das lagartas.
Se os galhos passarem no teste, as formigas autorizam as lagartas a saírem dos buracos, mas ficam por perto, supervisionando-as. As lagartas saem, sobem lentamente nos galhos e mordem as folhas com muita vontade. Enquanto elas jantam, as formigas também fazem sua festa e ficam bebendo de um leite que as lagartas naturalmente produzem. A farra dura a noite inteira.
Ao amanhecer, as formigas vão mandando as lagartas descerem e tomarem o caminho de casa, de volta aos buraquinhos. As portas são trancadas e, durante 83 dias, as lagartas ficam lá dentro. Sem violência, as formigas ordenham as lagartas, pois o leite não acaba. Ao fim desse período, as lagartas estão com belíssimas asas alaranjadas. Então saem voando.
Os cientistas dizem que essas lagartas só vivem onde há formigas carpinteiras para protegê-las. Sozinhas, elas seriam devoradas por insetos ou por pássaros.
No reino animal, Deus quis que essas formigas e lagartas precisassem uma das outras e se ajudassem mutuamente. Em sua sabedoria, ele quis também que as pessoas precisassem uma das outras e igualmente se ajudassem, como diz a Bíblia: ''... nenhum de nós vive para si'' (Romanos 14.7)

Um comentário:

  1. Maravilhosa comparação!!
    Isso mesmo precisamos uns dos outros, sempre.
    Amem

    ResponderExcluir